Localizada no Norte do País, tem como limites a Norte as Províncias de Cabo Delgado e Niassa, a Sul e a Oeste a Zambézia e a Leste o Oceano Índico.
A Província de Nampula ou mais correctamente a Ilha de Moçambique, hoje considerada património mundial, pode considerar-se o berço da unidade territorial que constitui actualmente a Nação Moçambicana.
tempos remotos povos de diferentes origens, com predominância dos árabes que a utilizavam como entreposto para o comércio com o interior e ao longo de toda a costa moçambicana.
Many different races from distant lands passed through, but in particular the Arabs used it as a commercial settlement to trade with the interior and the entire Mozambique coastline.
Foi aí também que, em 1498, aportaram os navegadores portugueses que expulsaram os interesses instalados e tornaram a Ilha num ponto estratégico a partir do qual iniciaram a expansão para outras regiões do País. Para o efeito construíram a fortaleza de São Sebastião e uma feitoria.
They made it into a strategic point from where they could venture into the rest of the country. For this purpose the fort of São Sebastião was built and also a “feitoria” (trading post).
Nampula é uma Província rica em paisagens, passado histórico e posicionamento estratégico, reflectidos nas cidades de Nampula, Ilha de Moçambique, Angoche e Nacala, um dos melhores portos naturais de África.
A etnia dominante é a Macua.
Como Chegar
De avião a partir de Maputo, ou das restantes províncias,em voos regulares ou por via terrestre a partir da Beira, atravessando o Zambeze em Caia ou a partir do Malawi, pela fronteira de Chipo em Mandimba
Onde Ficar
Hotéis, motéis, complexos turísticos e residenciais, proporcionam aos visitantes uma agradável estadia.
Para Visitar
Na Ilha de Moçambique, a parte mais antiga da cidade, com edifícios de pedra de coral, o museu de arte-sacra, a capela de estilo Manuelino, a fortaleza de S. Sebastião, o Palácio de São Paulo, o monumento a Luís de Camões que aqui viveu dois anos e escreveu parte dos Lusíadas, o templo Hindu, e outros vestígios da passagem de povos e culturas ao longo dos séculos
Em Nampula, cidade recente, podem-se admirar as linhas arquitectónicas de uma cidade moderna e, nos arredores, os montes maciços que se erguem abruptamente no meio da paisagem, e a barragem que abastece a cidade de água.
Também deve ser feita uma visita à Catedral e ao Museu Etnográfico de Nampula, na Av. Eduardo Mondlane que expõe obras de arte representativas da cultura moçambicana.
A cidade de Angoche, onde Árabes e Swahilis conviveram, abriga-se a frota pesqueira utilizada na captura do camarão em que o mar que banha a cidade é rico.
Onde Comer
A culinária de Nampula, fruto da influência de várias culturas é rica e variada. Nos estabelecimentos hoteleiros e nos restaurantes mencionados sob a rubrica “Alimentação” podem-se apreciar deliciosos sabores que só em Nampula se podem encontrar.
Pontos Turísticos
Em Mossuril, na praia das Chocas, em Nacala, na praia Fernão Veloso, Farol da Ilha de Goa, frente à Ilha de Moçambique, onde areia branca e as águas transparentes convidam ao descanso e a bons mergulhos no meio de várias espécies marítimas, sendo uma delas os golfinhos. Também em noites límpidas se pode observar nestas praias a desova das tartarugas gigantes marinhas.
Vidas Nocturnas
Em Mossuril, na praia das Chocas, em Nacala, na praia Fernão Veloso, Farol da Ilha de Goa, frente à Ilha de Moçambique, onde areia branca e as águas transparentes convidam ao descanso e a bons mergulhos no meio de várias espécies marítimas, sendo uma delas os golfinhos. Também em noites límpidas se pode observar nestas praias a desova das tartarugas gigantes marinhas.
Festas e Eventos
Bares e discotecas proporcionam uma alternativa para descontrair e conviver. O canto e a dança são atributos inatos dos habitantes de Nampula. A dança do Tufo, própria da Ilha de Moçambique, exige ginástica, destreza e jeito. Na Ilha, as mulheres aplicam no rosto e no corpo uma pomada por elas fabricada que torna a pele macia e suave e que fica pintada de branco, uma imagem específica da região.
Onde Comprar
O povo macua, dominante em Nampula é reconhecido pela originalidade e beleza do seu artezanato em pau preto e olaria, pela cestaria e pelas esteiras. Aos Domingos na cidade de Nampula realiza-se uma feira de artezanato onde se poden encontrar diversas peças em vários materiais e mesmo móveis ricamente trabalhados.